sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Introdução


   Para que serve a energia?



O Universo está mudando constantemente. Todos os corpos podem ter suas características modificadas. Algumas vezes mudam sua posição ou sua forma, outras têm sua temperatura ou sua composição alteradas. Todas essas mudanças exigem energia. Um mundo sem energia seria um mundo morto: não haveria vida, nem movimento, nem luz, nem calor. A energia é um conceito difícil de definir. Não se sabe realmente o que ela é, mas suas manifestações e sua importância são conhecidas. A energia apresenta-se sob diferentes formas: mecânica, elétrica, química, solar, nuclear, entre outras, e cada uma delas produz modificações distintas na matéria. 

Conceito de energia

Na vida cotidiana, fala-se constantemente de energia. Por exemplo, se uma pessoa é muito ativa e não se cansa depois de muitas horas de trabalho, diz-se que ela está cheia de energia. Ao contrário, quando alguém se mostra esgotado, diz-se que perdeu ou gastou muita energia. Esta associação da energia com o esforço e o trabalho é a que se utiliza em Física para defini-la. Energia é a capacidade de realizar um trabalho. A propriedade mais importante da energia é que ela se transforma, mas não é possível criar energia do nada. Por exemplo, a energia elétrica pode ser empregada para acender uma lâmpada (energia luminosa), para fazer funcionar uma cozinha (energia calorífica) ou para acionar um ventilador (energia de movimento).

Unidades

As unidades pelas quais se expressa a energia são as mesmas utilizadas para calcular o trabalho. No SI, a unidade correspondente é o joule (J). Por razões históricas ou práticas, em algumas ocasiões usam-se outras unidades de energia. Quando se fala de energia calorífica, costuma-se medir em calorias (cal). No caso da energia elétrica, mede-se em quiloWatt-hora (kWh), cujo valor é:
1 kWh = 3.600.000 J

Nenhum comentário:

Postar um comentário